SEM MEDO DE CONFIAR NO SENHOR

Antes de ter um relacionamento mais íntimo com o SENHOR Deus e por estar passando por terríveis provações, Jó em profunda dor exclamou:

“Desvia a Tua mão para longe de mim, e não me espante com o Teu terror!” (Jó 13:21).

 

A visão de Jó acerca de Deus estava turbada pelo sofrimento terrível que passava.

No livro que foi um best-seller da década de 80, um autor cristão descreveu de forma bem-humorada as ideias erradas que temos acerca de Deus (“O Teu Deus é Pequeno Demais”).

Há quem tenha a impressão de que Deus é como um avô bonachão – que permite tudo e está sempre pronto para atender aos caprichos dos netinhos.

E há os que sentem Deus como as câmeras do trânsito – sempre nos espionando para nos apanhar em alguma falha e aplicar a multa ou castigo!

 

Ideias erradas de Deus nos levam ao erro, pois diminuem ou distorcem a Glória do SENHOR!

Um entendimento liberal do SENHOR (do Deus-Avô) leva o homem a perder a bênção dos mandamentos e princípios de Deus – que nos foram dados para o nosso bem, para uma vida sábia, justa e tranquila!

A concepção do Deus severo e legalista (e pronto para nos acertar no primeiro deslize) acarretará em nós um medo de Deus, um pavor do SENHOR, nos afastando dEle, perdendo a Sua intimidade e turbando o gracioso amor de Deus!

 

Assim, se não tivermos um entendimento bíblico do SER de Deus, vamos sempre concluir de forma precipitada que tudo que nos ocorre de ruim (que não consideramos ser bom) é a mão de Deus pesando sobre nós!

Pode até ser – mas merece uma análise melhor diante de Deus e de Sua Palavra.

O mal dessa apressada conclusão é que nos leva a perder de vista o grande e maravilhoso Amor de Deus, Sua sábia e boa providência, Seu sábio e gracioso plano!

 

Nunca devemos esquecer do atributo moral mais atraente de Deus para nós: Sua Misericórdia, Seu Amor imerecido, Sua maravilhosa graça!

Nas horas mais difíceis de nossa vida, amados, o que mais precisamos é confiar que o SENHOR Deus é gracioso, perdoador, restaurador, tremendamente benigno, benevolente e bondoso.

Jonas exclamou: “… pois sabia que és Deus compassivo e misericordioso, longânimo e grande em benignidade…” (Jonas 4:2).

 

O profeta Joel pregou ao povo de Israel, dizendo: Joel 2:13

“E rasgai o vosso coração, e não as vossas vestes, e convertei-vos ao SENHOR vosso Deus; porque Ele é misericordioso, e compassivo, e tardio em irar-se, e grande em benignidade!” (Joel 2:13).

 

Esse amor de Deus é que nos atrai para buscarmos o Seu perdão, para tranquilizar o nosso coração perante Ele, para confiar a Ele nossos temores, nEle lançar nossas dúvidas, compartilhar com Ele a nossa pequena fé, e repousar em Seus poderosos e amorosos braços:

“SENHOR, meu coração não é orgulhoso,

E meus olhos não são arrogantes.

Não me envolvo com questões grandiosas

Ou maravilhosas demais para minha compreensão.

Pelo contrário, acalmei e aquietei a alma,

Como criança desmamada que não chora mais pelo leite da mãe!

Sim, minha alma dentro de mim

É como uma criança desmamada!

Ó Israel, ponha sua esperança no SENHOR,

Agora e para sempre!”

Salmo 131

 


Pr. José Nogueira

Pastor Sênior da Igreja Batista Fundamentalista Cristo é Vida

Fortaleza – CE

Recommended Posts